O que é e para que serve a camada passiva do aço inox?
A corrosão é muito comum em materiais metálicos e ocorre a partir da interação entre o aço e o meio ambiente. O oxigênio e a água são os principais responsáveis pela oxidação que ocorre em materiais metálicos.
A reação entre o meio e a superfície ocorre de maneira microscópica, com as moléculas de água presentes no ar que entram em contato com a superfície do metal. A corrosão ou ferrugem, prejudica a eficiência do objeto em utilização, visto que ocorre perda de material pelos agentes corrosivos.
A deterioração do aço causa a diminuição da sua resistência, ocasionando falhas e quebras, além do efeito estético negativo. Dependendo dos elementos utilizados na liga metálica, podemos determinar se o aço reage mais ou menos com o meio ambiente.
O aço inoxidável é uma liga metálica conhecida por não oxidar tão fácil, ou seja, é um material que dificilmente vai sofrer os efeitos da corrosão. Essa propriedade vem da quantidade de Cromo empregada na sua fabricação, que é aproximadamente 11%. A forma mais viável de proteger uma estrutura metálica da corrosão é evitando o contato dessa superfície com o meio ambiente através da camada passiva do aço inox.
O que é, então, a camada passiva do aço inox?
O Cromo, em conjunto com os outros elementos, quando em contato com o meio externo, forma uma camada conhecida como camada passiva ou filme passivo na superfície do aço inox.
A camada passiva do aço inox é bem fina e se forma em toda a superfície, com muita aderência ao aço, prevenindo o processo de corrosão e aumentando a resistência do aço inox.
O processo de surgimento da camada passiva do aço inox é espontâneo, e para usos em ambientes críticos, é recomendável fazer o processo de decapagem para remover a camada passiva e, então, o processo químico de passivação.
Por ser um processo natural, mesmo em caso de pequenos arranhões na peça de aço inoxidável, a camada passiva volta a se formar, continuando a proteger a estrutura e aumentando a sua resistência.
Comentarios