Aço inox é tudo igual?
Quando falamos em “aço inox” sempre pensamos em um material durável e resistente, que não se deteriora com o tempo. Muitas pessoas acreditam que “aço inox é tudo igual” e que qualquer produto fabricado em aço inoxidável, pode ser submetido às mais severas condições sem apresentar qualquer tipo de deterioração.
Na verdade, existe uma grande variedade de aços inoxidáveis com níveis progressivamente maiores de resistência à corrosão e resistência mecânica. Isso é resultado da adição controlada de elementos de liga (como cromo e níquel, por exemplo), cada um deles originando atributos específicos com relação às propriedades do aço e possibilidade de resistir a diferentes ambientes.
A corrosão é a inimiga natural dos metais. Os aços comuns reagem com o oxigênio do ar formando uma camada superficial de óxido de ferro, popularmente conhecida como “ferrugem”.
Já no caso do aço inoxidável, ao entrar em contato com o oxigênio do ar, o cromo presente forma uma fina camada de óxido na sua superfície, conhecida como “camada passiva”, protegendo-o contra a corrosão.
Famílias mais conhecidas:
Austeníticos: 304, 304 L, 316, 316L.
Ferríticos: 430, 439, 444.
Martensíticos: 420, 498.
Austeníticos
Os aços inoxidáveis austeníticos possuem elevado teor de cromo (entre 17% e 26%) e de níquel (entre 7% e 22%). São aços não magnéticos, ou seja, não grudam o imã. São muito utilizados na fabricação de equipamentos para cozinha, em hospitais, indústrias químicas, farmacêutica, papel e celulose, tanques de fermentação de cerveja, mobiliário urbano, entre outros.
Ferríticos
Os aços inoxidáveis ferríticos contém, como elemento de liga, basicamente o cromo (entre 11% e 20%). São aços magnéticos, ou seja, “pegam” o imã. Usados com muito sucesso em aplicações importantes como pias e cubas; baixelas; utensílios domésticos; revestimentos de elevadores, tambores para máquinas de lavar roupas, sistemas de exaustão de veículos automotores, moedas, etc.
Martensíticos
Os aços inoxidáveis martensíticos contém, como principais elementos, o cromo (entre 11,5 % e 18%) e o carbono. Sua principal característica é a dureza. As principais aplicações são nos segmentos de cutelaria (facas profissionais e facas de mesa), hospitalar (Instrumentos cirúrgicos e ortodônticos) e automotivo (discos de freio).
Conheça os aços inoxidáveis e escolha o tipo certo para a sua aplicação!
Comments